Ai que saudade de Moisés


“O passado e o futuro parecem-nos sempre melhores, o presente, sempre pior.”

William Shakespeare

 

Ai que saudade de Moisés…

Essa declaração com certeza foi dita por alguém que conhecia nosso brilhante Moisés, apenas não foi escrita. Você sempre terá por perto pessoas assim, que lembram apenas do que já foi.

O livro de Josué registra um tempo novo na vida deste destemido general, Josué.

A declaração de Deus é: “Estarei com você Josué, seja corajoso e anime-se…” Josué 1.1-9

Não fique murmurando, pois a murmuração além de não te tirar do lugar, perturba quem está perto.

“Eu sei que não vai dar certo! Óh céus, óh vida, óh azar…”

Algumas coisas interessantes acontecem neste texto.

1º – Morreu Moisés. Um cara fantástico, maior personalidade do Antigo Testamento, abriu o mar, viu sair água da rocha, comeu do maná. Um cara extraordinário. Morreu. Tudo que é lindo, maravilhoso, perfeito, um dia vai acabar, vai passar, vai morrer.

2º – Moisés morreu e Deus precisa falar com Josué. Como está o coração de Josué ? Não sabemos, mas pelas palavras do Senhor, que sonda os corações, posso imaginar e concluir duas coisas: Primeiro, Josué estava deprimido pela ausência do grande Moisés e segundo, não há como viver sem perdas.

Existem determinadas coisas que se você não perder, você não rompe, não corta, não acaba…

Algumas vezes, Deus precisa tirar nossas escoras, para que tenhamos um encontro com o novo.

3º – Outra coisa que entendo é que toda perda gera um luto. Se você perder dinheiro, isso vai gerar um luto dentro de sua alma. Talvez o seu luto foi gerado por que você mudou de país, saiu da casa do papai, não comeu mais a comidinha da mamãe, sua vida mudou.

Mudou de igreja, e lá você era uma benção, aqui ninguém te conhece…

Deus precisa falar algo, e Ele diz: “Isso vai passar Josué…”

Tem uma hora que o seu luto vai acabar. Seja forte e corajoso! Esta expressão é enfatizada por três vezes pelo menos.

Josué precisa ser encorajado, pois tem uma terra a ser conquistada. “Eu já te dei, mas você vai buscar Josué.”

Canaã representa suas lutas cotidianas. Todo dia você enfrenta uma luta. Toda semana tem segunda-feira, todo ano tem agosto (mês de cachorro louco), todo calendário tem pelo menos umas três sextas-feiras 13. E se você nasceu numa sexta-feira 13. Já pensou ? Vai viver deprimido por isso ?

  • “É segunda-feira e essas crianças estão de férias… Glória a Deus!”
  • “É segunda-feira e eu preciso ir trabalhar… Aleluia!”

“Pisa esse Jordão Josué, pois assim como fui com Moisés, serei contigo”. Jesus repete esta expressão quando diz: “Estarei convosco até a consumação dos séculos…”

“Ai que saudade de Moisés…” Este tempo passou…

“Naquele tempo que era bom…” Este tempo não existe mais meu irmão.

A rua que você morava, ainda está lá, mas volta lá pra você ver. Você parece um ser invisível, pois ninguém te conhece mais.

Feche algumas perdas em sua vida. O que eu perdi, perdi. Feche bem o seu passado. Seja forte e corajoso. Precisamos enterrar o nosso Moisés. Precisamos de coragem para isso.

Este encorajamento é algo que acontece de dentro para fora. Josué não tinha que estudar estratégias militares, ele tinha que andar com Deus.

Vai passar muito tempo, até que você entenda que aquele negócio que deu errado, tinha que dar errado. Feche suas mágoas. Se você apanhou com vara de marmélo ou com a mangueira d’água do jardim, não importa, conte rindo, pois isso mostra que você superou aquela dor. Sem rancor, sem mi mi mi…

Você já deve ter morrido de amores por alguém, mas não casou com ele(a). Passam os anos  e olhando a foto atual você deve ter dito: “Glória a Deus que não casei!”

Talvez até sofreu por isso, mas você olha e diz: “Que livramento, ficou feio(a) demais…”

Deus vai abrir novos horizontes em sua vida, você precisa desenvolver um coração agradecido em vez de ficar reclamando pelo que perdeu ou pelo que passou.

Quem é ingrato, corre o risco de desenvolver dois novos pecados no coração: A inveja e a murmuração.

Pare de reclamar e tenha bom ânimo. Algumas pessoas não alcançam grandes conquistas porque não tem bom ânimo.

Não importa o que vai acontecer, mas independente de qualquer coisa, Deus é quem vai à sua frente, tende bom ânimo!

  • A cidade é fortificada.
  • Os moradores são gigantes.
  • O Jordão está transbordando.
  • Josué não sabe o que vai fazer.
  • Apesar de tudo, mantenha o seu bom ânimo em alta.

Deus acabou de falar com Josué, ele pediu que os sacerdotes colocassem a arca nas costas e os pés na água. (Josué 3.13) Põem o teu pé na água, e Deus fará o milagre. Fé é isso, você põem o pé e Deus põem o chão.

Bom ânimo não é questão apenas de temperamento, é questão de relacionamento com o Eterno. Se o Espírito Santo não morasse numa pessoa introvertida, ela estaria perdida. Até o introvertido pode desfrutar de dias de bom ânimo, mesmo numa segunda-feira chuvosa, pois o ânimo que necessitamos não vem de coisas externas, mas vem das promessas sobre as quais estamos firmados.

Todos tem prazo de validade. Nenhum de nós vai bater 150 anos, nossos casamentos duram no máximo 70 anos, o nosso tempo é curto. Se o Eterno te chamar, você tem que se apresentar e todos os seus projetos se interrompem. Não perca seu tempo reclamando. Tenha bom ânimo Josué.

Inicíe o ano com coragem e bom ânimo !

Graça e Paz a todos !

Pr André D’alves